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Studio Pilates Passos Osasco

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Pilates é uma boa ideia para um idoso?


Pilates

Pilates é uma boa ideia para um idoso?

Pilates é uma boa ideia para um idoso?

O Pilates é uma das formas mais populares de exercício e foi criado na década de 1920 por Joseph Pilates.

Ele criou essa forma de treinamento para ajudar a reabilitar pessoas que eram frágeis, fracas ou feridas.
 
Joseph Pilates tinha o objetivo de criar um método de treinamento que fortalecesse os corpos, aumentasse a resistência, aumentasse os níveis de energia, promovesse a flexibilidade, aumentasse o equilíbrio e fosse adequado para a maioria das pessoas.
 
Ele alcançou seu objetivo com o Pilates e resistiu ao teste do tempo.

Quase cem anos depois, o Pilates continua forte e milhões de pessoas em todo o mundo o praticam diariamente.
 
Neste breve relatório, vamos ver porque o Pilates é fantástico para os idosos.

Ao contrário de muitos métodos de treinamento, como o CrossFit, HIIT, kickboxing, etc, que são de alto impacto, rápido e exigem esforço, o Pilates é muito mais calmo e controlado.
 
Isso faz com que seja perfeito para os idosos que não querem se envolver em treinos que são tão desgastantes que não podem se mover pelo resto da semana.

O Pilates foi criado para ajudar aqueles que precisavam de reabilitação. Isso faz com que seja perfeito para os idosos.
 
Vejamos alguns benefícios que um idoso pode obter ao adotar o Pilates como uma forma de exercício.

Preserva a força muscular e o tom

À medida que envelhecemos, a atrofia muscular ocorre porque nos tornamos menos ativos e um estilo de vida sedentário se torna uma norma.

Não se torna automaticamente mais fraco à medida que envelhecem. O maior culpado é a inatividade.
 
Quando um idoso faz Pilates regularmente, ele ou ela será capaz de retardar a perda de tamanho e força muscular.

Enquanto é impossível evitar os sinais de envelhecimento, o Pilates pode certamente retardar o processo.

Alívio da dor

Artrite, dores nas costas, dores e dores normais, etc., são parte integrante do envelhecimento.

Geralmente isso se deve à má postura ao longo dos anos e inatividade.

Estes podem ter levado a desalinhamentos no corpo que causam dor.
 
Conforme o tempo avança e você fica mais fraco, a dor é exacerbada.

Pilates irá corrigir os desalinhamentos em seu corpo com todas as diferentes poses e exercícios.

Ao ficar mais forte, haverá alívio da dor.

Geralmente os idosos experimentam dores nas costas porque os músculos das costas estão fracos.

Pilates irá fortalecer os músculos das costas e, assim, melhorar a postura e mitigar a dor.

Aumente o metabolismo lento

À medida que envelhecemos, nossa taxa metabólica cai e nos sentimos menos energéticos.

Também é mais fácil ganhar peso porque nosso corpo queima menos calorias enquanto está em repouso.

Idosos geralmente se sentem cansados ​​e letárgicos por causa de taxas metabólicas lentas.

Ao fazer o Pilates, eles estarão trabalhando em vários grupos musculares no corpo e também transpirarão no processo.

Isso significa essencialmente que eles estão “esquentando” o corpo.

Quando você faz isso, seu metabolismo aumenta e você tem mais energia.

Fazer um exercício de Pilates ao acordar é um dos melhores hábitos que um idoso poderia cultivar.

Eles se sentirão mais enérgicos pelo resto do dia.

Melhora sua respiração

A respiração controlada é enfatizada durante os exercícios de Pilates e isso ajudará a impulsionar a circulação sanguínea e assegurar que o sangue rico em oxigênio flua para o cérebro e os órgãos vitais.

Muitos idosos têm respiração superficial e isso os afeta negativamente.

A respiração controlada melhora a sua resistência, traz clareza mental e até reduz o estresse.

Pilates dará idosos todos esses benefícios.

Fortalece o Núcleo

A maioria das pessoas tem um fraco meio.

Os músculos do núcleo não são fortes e, portanto, o corpo não é equilibrado ou estável.

Isso leva a uma má postura, um intestino saliente, dores nas costas e no ombro e dores no pescoço.

O corpo funciona sinergicamente e quando uma parte é fraca, as outras partes do corpo ocupam a folga para compensar.

Ao fazer isso, essas partes do corpo são tributadas acima do que é necessário, o que explica por que elas ficam doloridas com o tempo.

Idosos geralmente têm uma barriga fraca e é comum vê-los debruçados ou lutando para se sentar quando se deitam.

Com o Pilates, há muito foco na “casa de força” do corpo.

Joseph Pilates costumava dizer: “Nunca desacelere, pois isso comprime os pulmões, superpõe outros órgãos vitais, contorna as costas e desequilibra você”.

Ao fortalecer seu núcleo, sua postura melhorará bastante e sua saúde melhorará em geral.

Fácil em suas articulações

Pilates não é uma forma de exercício de alto impacto, como correr.

Muitos idosos têm joelhos que doem ou uma parte traseira que sente creaky.

Pilates é um estilo fluido de treinamento que não é chocante para as articulações. Isso torna perfeito para idosos.

À medida que envelhecemos, há limitações quanto ao que você pode fazer e o que não pode fazer.

Embora possa ser observado que existem muitos Karatê ou outros grandes mestres de artes marciais que são muito antigos, você deve entender que eles estavam ativos por toda a vida e em seus últimos anos.

A maioria das pessoas leva vidas sedentárias e o corpo não está acostumado a um estilo de vida ativo.

Então, quando eles decidem se tornar ativos em seus últimos anos, o corpo não tem todos esses anos de treinamento para recorrer.

É por isso que é tão importante ser ativo desde jovens.

No entanto, nem tudo está perdido.

O Pilates está aqui para salvar o dia e, mesmo que você tenha deixado de se exercitar antes, ainda pode melhorar e compensar o tempo perdido com o Pilates.

Melhora o equilíbrio e a estabilidade

É muito comum ver muitos idosos usando aparelhos para caminhar ou andando devagar.

Há milhares de casos de idosos perdendo o equilíbrio e caindo e se machucando.

Às vezes, até a morte pode ocorrer.

O Pilates melhorará muito o senso de equilíbrio do idoso.

Quanto mais você fizer o Pilates, melhor será sua força principal.

Seus músculos ficarão mais fortes e será mais fácil manter uma boa postura e se mover sem dificuldades.

Esta é uma questão de força e flexibilidade.

Idosos lutam com equilíbrio porque os músculos de seus corpos não são fortes o suficiente para estabilizar o corpo durante o movimento.

O Pilates lhes dará essa força, se praticado com frequência.

Caminhar, ficar de pé, subir escadas, etc, ficará mais fácil se o seu núcleo for forte.

No caso de um idoso escorregar um pouco, eles poderão recrutar rapidamente seus músculos centrais para corrigir o leve desequilíbrio e restaurar seu equilíbrio.

A maioria das pessoas mais jovens consegue fazer isso sem muito esforço porque são mais fortes.

O Pilates ajudará os idosos a desenvolver força com a qual eles podem contar em um momento de necessidade súbita.

Melhora a Concentração

Perda de memória, incapacidade de se concentrar, etc., são problemas comuns que as pessoas enfrentam à medida que envelhecem.

O Pilates também previne muitos desses problemas.

Fantástico, não é?

Um exercício com tantos benefícios.

O Pilates tenta fazer com que você faça a conexão mente e corpo.

Os movimentos são lentos e controlados.

Você é ensinado a se concentrar nos exercícios enquanto os faz, de modo que você realmente “sinta” o que está fazendo.
 
Isso é muito diferente do treinamento de sprint ou de alta intensidade, onde a ênfase é dada ao término da tarefa o mais rápido possível.

Com esses métodos intensos de treinamento, um deles cerra os dentes e mal consegue abrir os olhos enquanto eles lutam para chegar ao limite.

Não há muito foco na forma ou no movimento porque isso desviará a velocidade necessária.

 Joseph Pilates era muito apaixonado por contrologia.

Ele disse uma vez: “A Contrologia (Pilates) é uma coordenação completa do corpo, mente e espírito.

Através da Contrologia você primeiro propositadamente adquire o controle completo de seu próprio corpo e então, através da repetição apropriada de seus exercícios, gradualmente e progressivamente adquire o ritmo e a coordenação naturais associados a todas as suas atividades subconscientes ”.
 

Há um ditado que diz: “Se você não usá-lo, você vai perdê-lo.” Pilates vai fazer você usá-lo.
 
Desde que você estará se concentrando durante o seu Pilates, sua capacidade de se concentrar irá melhorar.

Isso será transferido para o seu dia a dia também.

Você achará mais fácil lembrar das coisas e se concentrar.

Experimentado e testado

Pilates resistiu ao teste do tempo.

Não é uma tendência passageira que diminuirá em popularidade com o passar do tempo.

A razão pela qual ainda está por aí depois de tanto tempo é porque é eficaz e milhões se beneficiaram com isso.
 
Dançarinos, atletas e soldados feridos usaram o Pilates para curar e fortalecer seus corpos.

Funciona e não há dúvidas sobre isso.
 
Há muitas tendências novas e movimentos de fitness que são exaltados e marcados para fazer as pessoas pensarem que essas formas de treinamento são os métodos mais recentes e melhores.

Na realidade, são as mesmas técnicas e conceitos antigos embalados com um ligeiro toque para parecerem novos e ganhar mais dinheiro para os criadores.
 
O Pilates sempre será o Pilates e, desde que você se atenha ao que Joseph Pilates criou, você se sairá bem.

O Pilates funciona, se você trabalha.
 
Conclusão
 
Não há absolutamente nenhuma dúvida de que um idoso se beneficiará grandemente fazendo do Pilates uma parte de sua vida.

Na verdade, há muitos idosos em todo o mundo que praticam diariamente e são mais aptos e saudáveis ​​do que muitas pessoas com metade da sua idade.
 
É recomendável que você consulte um médico antes de experimentar o Pilates.

Se o seu médico disser “vá em frente” … você realmente deveria.

Você tem tudo a ganhar com o Pilates.
 
Encontre um bom centro de Pilates e junte-se a ele.

Verifique se o instrutor é capaz e irá atender o treinamento para atender às suas necessidades.

A maioria dos estúdios de Pilates respeitáveis ​​definitivamente terá instrutores que podem orientá-lo através da formação de forma muito eficaz.
 
A chave aqui é consistência e progresso lento.

Inicialmente, pode ser um pouco difícil e cansativo.

Vá devagar.

O importante é que você é regular com suas sessões de Pilates. 

Somente com treinamento regular seu corpo se beneficiará e ficará mais forte. Vá em frente e comece hoje.

 

“Em 10 sessões você sentirá a diferença, em 20 você verá a diferença e em 30 você terá um novo corpo.”
– Joseph Pilates

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